Formação em Gestão Cultural reúne gestores e conselheiros em Jequié
Formação em Gestão Cultural em Jequié reúne gestores e conselheiros dos territórios de identidade da Bahia, com debates sobre PNAB, SNC e políticas públicas para a cultura.

A cidade de Jequié sediou, nesta quinta-feira (28Agosto25), uma intensa programação voltada para a formação em gestão cultural municipal, reunindo gestores e conselheiros de cultura de quatro territórios de identidade da Bahia: Médio Rio de Contas, Sudoeste Baiano, Litoral Sul e Médio Sudoeste da Bahia.
O encontro aconteceu no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEB) e integrou as atividades do Comitê de Cultura da Bahia, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento foi mediado por Camila Vieira, representante do Comitê de Cultura da Bahia/PNCC/MinC.
A mesa de abertura foi composta por José Júnior, diretor do CIEB Jequié, Jailson Sena, presidente do IDASE-BA, Shaolin Barreto, conselheiro nacional de Política Cultural, Dijale Fonseca, coordenadora da Câmara Temática de Cultura, Domingos Ailton, secretário de Cultura e Turismo de Jequié e Nagib Barroso, representante do Comitê de Cultura da Bahia/PNCC/MinC, além de diversos conselheiros de cultura e dirigentes municipais de cultura da região.
Foto: Agência Bomfm/ André Bomfim.
Cultura pulsando no Médio Rio de Contas
A programação foi marcada por momentos de celebração da arte e de construção coletiva de políticas culturais. Pela manhã, a abertura contou com uma apresentação cultural e, em seguida, a palestra do projeto Trilha da Cultura, ministrada por Nagib Barroso, que trouxe reflexões sobre “Gestão Pública da Cultura: para quê e para quem?”.
À tarde, a juventude ganhou protagonismo com as oficinas de Dança Afro e Produção Cultural na Escola, onde jovens colocaram em prática ideias e apresentaram propostas criativas, reforçando a importância da participação popular no fortalecimento da cultura em suas comunidades.
Dança -
Música -
Foto: Léo Nankin.
Música -
Foto: Léo Nankin.
O evento teve grande participação do Território Médio Rio de Contas, que mobilizou dirigentes municipais e conselheiros de cultura para o encontro. A presença ativa dos representantes locais demonstrou o engajamento da região com o fortalecimento das políticas públicas e a valorização da cultura como instrumento de desenvolvimento.
Foto: Léo Nankin.
Durante os debates, Camila Vieira, Nagib Barroso e Dijale Fonseca ressaltaram o trabalho realizado pelo ex-Representante Territorial de Cultura (RTC) da Secult-BA, André Bomfim, no período em que esteve à frente da função no Território Médio Rio de Contas, destacando sua articulação e mobilização para garantir a participação dos dirigentes municipais de cultura e conselheiros do Território Médio Rio das Contas no projeto Trilha da Cultura: Conectando Saberes em Rede.
Foto: Léo Nankin.
A programação também incluiu discussões sobre a PNAB, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e os marcos legais da cultura, discutindo estratégias de implementação e fortalecimento das políticas culturais nos municípios.
O evento ofereceu capacitação gratuita com certificado, abordando temas como:
• Marcos legais da cultura;
• A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB);
• O Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Além das formações, houve rodas de diálogo, apresentações artísticas e momentos de integração, reafirmando a cultura como espaço de partilha, resistência e transformação social.
Comitê de Cultura da Bahia e MinC
O Comitê de Cultura da Bahia tem se consolidado como espaço de articulação e diálogo entre gestores, conselheiros, artistas e agentes culturais, garantindo maior participação social na construção das políticas públicas. A iniciativa está alinhada ao Ministério da Cultura, que, através da PNAB, tem possibilitado investimentos diretos nos municípios, fortalecendo a gestão descentralizada da cultura e a efetivação do Sistema Nacional de Cultura.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) foi instituída pela Lei nº 14.399/2022 e tem como objetivo garantir fomento contínuo e descentralizado para o setor cultural em todo o país. Diferente das ações emergenciais da Lei Aldir Blanc de 2020, a PNAB é uma política permanente, assegurando recursos anuais a estados, Distrito Federal e municípios, fortalecendo a gestão cultural local, ampliando o acesso da população à cultura e promovendo a valorização da diversidade cultural brasileira.
A realização em Jequié reforça a posição estratégica do Território Médio Rio de Contas como polo cultural da Bahia e amplia as conexões entre os diversos territórios, incluindo o Sudoeste Baiano, o Litoral Sul e o Médio Sudoeste da Bahia, consolidando a rede cultural como instrumento de cidadania, identidade e desenvolvimento regional.
Foto: Agência BomFm/André Bomfim e Léo Nankin.
BomFm – André Bomfim.
Você bem informado(a). Inscreva-se no nosso canal no YouTube, ative as notificações e siga nossas redes sociais: X, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e WhatsApp (73) 9.9150-4900.
Tags: Formação em Gestão Cultural, Comitê de Cultura da Bahia, Ministério da Cultura, MinC, PNAB, Política Nacional Aldir Blanc, Sistema Nacional de Cultura, Cultura em Jequié, Território Médio Rio de Contas, Gestores de Cultura Bahia, Conselheiros de Cultura Bahia, IDASE, PNCC Bahia.
COMENTÁRIOS