Reunião do Território Médio Rio das Contas debate conferências, agricultura familiar, cultura e novos projetos

Realizada em Jequié (03Setembro25), a reunião do Território de Identidade Médio Rio das Contas fez um balanço das conferências, discutiu temas como a agricultura familiar, economia solidária, cultura e novos projetos para o território.

BomFm – André Bomfim.
Reunião do Território Médio Rio das Contas debate conferências, agricultura familiar, cultura e novos projetos Reunião do Território Médio Rio das Contas debate conferências, agricultura familiar, cultura e novos projetos. Agência BomFm/André Bomfim.

O núcleo diretivo do Colegiado Territorial do Médio Rio das Contas (CODETER) realizou reunião ordinária nesta quarta-feira, no Colégio Estadual Navarro de Brito, em Jequié. O encontro reuniu representantes de secretarias municipais, instituições estaduais, sociedade civil e movimentos organizados para debater temas estratégicos para os 16 municípios do território.

Balanço das conferências

A coordenadora do CODETER, Rita Rodrigues, apresentou um balanço das conferências municipais e territoriais, lembrando que durante os governos Michel Temer e Jair Bolsonaro não houve convocação de novas temáticas. Com a volta do Governo Lula, o ciclo foi retomado, abrangendo áreas como igualdade racial, mulheres e população LGBT+, Outras conferências estão em processo, em andamento, como a de desenvolvimento social e a serem realizadas como a de direitos humanos.


Das 16 cidades do território, 14 realizaram suas conferências municipais e participaram das etapas territoriais, elegendo representantes para os encontros estadual e nacional.

Economia solidária e novo escritório em Jequié

A coordenadora geral da Csol, escritório instalado em Jequié, Claudiane dos Santos destacou a instalação do escritório da Central de Comercialização da Economia Solidária (Csol) em Jequié, fruto de emenda parlamentar da deputada Alice Portugal. O espaço, que funcionará por três anos, atenderá 135 empreendimentos da região até outubro de 2025. Atualmente, a Bahia conta com 18 Csols consolidados.


A implantação do escritório no Médio Rio das Contas é considerada estratégica, já que a economia solidária tem se mostrado uma alternativa para geração de renda, fortalecimento comunitário e valorização do comércio justo.

Agricultura familiar e desafios municipais

O secretário de Agricultura de Ubatã e presidente do Fórum de Secretários de Agricultura e Meio Ambiente do território, Maurício Pereira, apontou gargalos que dificultam o avanço da agricultura. Segundo ele, apenas 25% dos municípios apoiam efetivamente o setor, 25% não apoiam efetivamente enquanto 50% demonstram apoio apenas formalmente.


A falta de estrutura, como veículos, tratores e caminhões, foi apontada como entrave para o trabalho das secretarias.

“Temos secretarias que contam apenas com uma moto para se deslocar. Sem investimento, a agricultura não avança”, afirmou.

Maurício defendeu maior envolvimento dos prefeitos, sugeriu emendas parlamentares territoriais e citou como exemplo um possível aporte de R$ 16 milhões, equivalente a R$ 1 milhão para cada município do território, via emenda parlamentar. Ele também sugeriu um documento coletivo para o Consórcio Intermunicipal de Prefeitos e Prefeitas- Cimurc para buscar mais engajamento dos gestores municipais e para e a Secretaria Estadual de Educação, pedindo a compra da merenda escolar de empreendimentos solidários.

Cultura e formação de gestores

O ex-Representante Territorial de Cultura-RTC, André Bomfim, relatou o trabalho de articulação da Câmara Temática de Cultura para a realização do projeto, Trilha da Cultuta e da Formação em Gestão Cultural, promovida em Jequié (28Agosto25). O encontro reuniu gestores e conselheiros de quatro territórios baianos e foi mediado por representantes do Comitê de Cultura da Bahia e do Ministério da Cultura (MinC), via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

FEC 22 e economia criativa

O produtor cultural Alysson Andrade apresentou a FEC 22 – Feira de Economia Criativa, marcada para 28 a 30 de novembro de 2025, no Centro de Cultura ACM, em Jequié. O evento terá estandes para os 16 municípios do território, praça de alimentação, apresentações artísticas e uma tenda ancestral.


A partir da segunda edição, a feira poderá ser itinerante. O credenciamento dos empreendimentos criativos segue até 31 de outubro e será feito via formulário online. A infraestrutura será garantida pelo projeto, que contará com apoio do Edital de Economia Criativa da PNAB Bahia.

Educação e sustentabilidade

A professora Rita Bittencourt Barreto, da UESB, apresentou o II Workshop de Geociências e Educação para o Clima, programado para 11 a 13 de dezembro de 2025. O evento contará com mesas-redondas, oficinas, minicursos e a I Feira Terra e Saberes, integrando universidades estaduais e iniciativas ligadas à sustentabilidade no território.


Igualdade racial e gênero

O presidente do Fórum Permanente de Promoção da Igualdade Racial e Gênero, Matheus Moraes, destacou a necessidade de ampliar as denúncias de crimes contra povos tradicionais e de terreiros. Atendendo a essa demanda, a coordenadora do CODETER, Rita Rodrigues, confirmou a transformação da Câmara de Promoção da Igualdade Racial e Gênero em fórum permanente.

Encaminhamentos

A reunião também discutiu a indicação de nomes para compor as Câmaras Temáticas do CODETER e ressaltou a importância da criação de fóruns permanentes para fortalecer a representatividade da sociedade civil nos processos decisórios. Foi encaminhado também um documento da ONG, OGETREC para a casa civil solicitando uma tutela coletiva, o tema é sobre as Áreas de Preservação Permanente (APP).



Foto: Agência BomFm/André Bomfim.

BomFm - André Bomfim.


Tags: Território Médio Rio das Contas, CODETER, conferências municipais, economia solidária Bahia, Csol Jequié, agricultura familiar, FEC 22, gestão cultural, PNAB, igualdade racial, gênero, sustentabilidade ambiental.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.